Escolha uma Página

A maioria dos brasileiros tem ou já teve o sonho da casa própria. Entretanto, antes mesmo de procurar seu futuro lar, é importante que você tenha um planejamento e leve alguns pontos em consideração. Caso contrário, você pode se frustrar, perder tempo e energia. Pensando nisso, criamos esse conteúdo com 15 dicas rápidas na hora de comprar um apartamento.

 

1- Saber o que você quer. Apartamento usado, na planta, novo. Amplo ou compacto?
Por mais simples que pareça, entender qual tipo de apartamento você irá comprar vai lhe ajudar na hora de filtrar os imóveis disponíveis. É importante também analisar que um apartamento usado pode precisar de reforma, da mesma forma que um apartamento na planta você terá que esperar em média 1-2 anos para receber o imóvel.

 

2- Agora que você já se decidiu, outros fatores fundamentais entram na sua escolha. Localização, região arborizada ou tranquila, se é perto ou não do seu trabalho, se tem uma boa área comercial, se o é bairro seguro.

 

3- Planeje seus custos. Você vai financiar ou pagar à vista? Nesses dois casos, é importante que você tenha uma reeducação financeira e se torne um poupador. Coloque numa planilha: gastos com alimentação, transporte, saúde, lazer, aluguel, academia, contas de casa e outras despesas. Assim fica mais fácil saber onde é possível economizar. Existem apps que facilitam esse processo.

 

4- Se você for financiar, tente dar uma entrada maior e financie o mínimo possível para que as parcelas sejam menores. O FGTS é uma boa alternativa, mas pesquise as taxas  dos bancos para conseguir as melhores condições.

 

5- Sua vida financeira já está organizada? Chegou a hora de escolher o apartamento. Você já tem mente o que deseja, agora ficou muito mais fácil iniciar sua jornada.

 

6- Tenha um profissional ao seu lado. Imobiliária ou advogado. O investimento tem que ser seguro e eles tomarão todas as precauções para ver se não há nenhum processo que comprometa a compra do seu apartamento.

 

7- Fique de olho em feirões. Sempre acontecem feirões e eventos de queima de estoque. E geralmente, as condições de pagamento e os benefícios são bem maiores do que em outros períodos.

 

8 – Tire fotos de apartamentos por onde você passa na rua. Tire prints de anúncios que você vê na internet.

 

9- Faça um filtro e crie uma lista com todos os apartamentos que você gostou.

 

10 – Procure sempre visitar os apartamentos com um corretor e uma pessoa próxima. Uma segunda opinião é muito importante e detalhes importantes podem passar despercebidos por você.

 

11- Verifique as condições do apartamento. A vizinhança, a orientação do sol, instalações tubulares, tomadas.

 

12- Se você realmente se interessar por um apartamento, visite-o mais vezes. E procure ir sempre em horários e dias diferentes. Assim é possível conhecer mais sobre a vizinhança, barulhos e segurança do bairro.

 

13- Trace rotas em apps de mapas para calcular a distância dos lugares que você frequenta.

 

14– Confira se existem irregularidades no imóvel. Pode ser uma reforma não permitida, obra na fachada ou internamente. Se houver pendências, vai sobrar para você. Fique atento com esses detalhes.

 

15- Leia a convenção do condomínio. Verifique as despesas, como são feitas as divisões. Importante verificar o índice de inadimplência dos moradores. Acima de 6% pode comprometer o fluxo de caixa do condomínio.

 

Extra –  É importante também conferir o valor do IPTU. Afinal, você não irá querer ter surpresas depois de já ter comprado o imóvel.

 

Extra 2 –  Conheça as 4 qualidades mais procuradas nos apartamentos e edifícios modernos

 

Essas foram algumas dicas do processo para comprar um apartamento. O mais importante é pesquisar bastante antes de fechar o contrato para tomar a decisão certa. Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado para que você faça a melhor escola para suas necessidades. Se tem interesse em ler outros conteúdos sobre o universo imobiliário continue acompanhando o blog da BKO.

 

Acompanhe a gente também pelas redes sociais: instagram, facebook, youtube ou linkedin.

Receba informações
pelo Whatsapp

Contato enviado com sucesso.

Informações por e-mail








Contato enviado com sucesso.