Escolha uma Página

Você sabe o que é automação residencial ? O conceito smart home vem conquistando adeptos em todo o mundo, e agora no Brasil. Trata-se de uma inteligência de fácil manuseio, configurada na maioria das vezes por uma rede wi-fi que lhe dá acesso prático e versátil para todos os ambientes da sua residência.

A tecnologia permite acesso fácil e rápido para abrir persianas, portas, portões, janelas, controlar o ar condicionado, toda a iluminação do apartamento, sistemas de áudio e vídeo e monitorar a segurança da sua apartamento contra invasores.

automação residencial

automação residencial

Como é feito o controle do apartamento inteligente?

Tudo isso por meio de um smartphone, tablet ou notebook. Já imaginou acordar com a sua música preferida, a persiana subindo na hora programada o café sendo feito? Pois bem, o futuro está bem diante dos seus olhos.

A inteligência integra todos os dispositivos por comando de voz também, onde você pode personalizar o seu apê de acordo com o seu dia a dia, sem precisar ir de um lugar ao outro.

Custa caro manter uma apartamento inteligente?

Diante de tanta tecnologia e inovação você deve estar pensando: custa caro manter a automação residencial ? Pois bem, essa automatização permite que você faça uma economia de consumo muito melhor, onde você não corre o risco de esquecer equipamentos ligados, a automação cuidará disso pra você, oferecendo vida útil para lâmpadas, ajustando intensidade, potência e outras características dos produtos, além da economia que envolve fatores climáticos, horários e dias da semana. Você não terá mais aquela dúvida ao sair de casa se esqueceu ou não algo ligado.

Automação residencial. Por onde começar?

Comece mapeando o que você deseja automatizar, por exemplo seu apartamento tem cortinas elétricas, ar condicionado, e outros equipamentos que são controlados por um controle do tipo infravermelho, indicamos o investimento de um controlador infravermelho universal, com ele você poderá controlar todos os equipamentos infra-vermelho pelo celular inclusive a TV e aparelho de TV a cabo (diga adeus a vários controles), uma outra dica para deixar o seu apê ainda mais inteligente é o investimento de um speaker com assistente virtual, por mais que hoje em dia todo celular tenha um assistente virtual, e por ele é possível sim ativar um equipamento wifi por voz, para que isso aconteça é necessário que você esteja com o celular em mãos, e clique no botão para falar com o assistente, já com um speaker, é possível acionar o assistente apenas dizendo o nome dele, o mais legal disso tudo é que desde 2019 já temos no Brasil speaker totalmente  em Português o que facilita muito a interação, as opções mais populares no Brasil são o Google Next da Google e a Alexa (Echo dot) da Amazon. 

Com a automação residencial é possível também controlar as luzes da casa, seja pelo smartphone ou por um speaker, para isso é necessário investir em lâmpadas inteligentes ou interruptores inteligentes.

Mas afinal, vale a pena automatizar o meu apartamento? 

Tanta comodidade e conveniência não poderia deixar de fora a parte principal desse conceito super dinâmico: a segurança. Através do seu smartphone, você também poderá controlar o monitoramento de sensores, alarmes e dispositivos de calor e movimento para aumentar ainda mais a sua segurança mesmo à distância. Se preferir, além de controlar tudo por aplicativo e inserir somente as pessoas que você deseja ter acesso, o sistema biométrico e os comandos de voz dão um up em relação a sua tranquilidade. 

A automação residencial apresenta uma série de praticidades e conveniências para que sua casa tenha conforto e comodidade, imaginar que é possível controlar tudo por apenas um toque em seu celular é um dos grandes diferenciais desse conceito, que será o futuro melhorando ainda mais a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
Continue seguindo a BKO para mais conteúdos sobre smart home e vida de apartamento. 

Receba informações
pelo Whatsapp

Contato enviado com sucesso.

Informações por e-mail








Contato enviado com sucesso.