Escolha uma Página

O home office é uma tendência que tem crescido nos últimos anos. Empresas apostam nessa prática como uma forma de deixar os empregados mais criativos e engajados nos projetos, enquanto trabalhadores apostam nela como uma forma de ter mais qualidade de vida. Para muitos, essa filosofia de trabalho é mais ágil, mais flexível e mais produtiva para quem tem a concentração necessária para aproveitar seus benefícios.

Essa nova maneira de trabalhar também está ligada a medidas tomadas por empresas com o objetivo de evitar a necessidade de locomoção pelas grandes cidades. O congestionamento das ruas e avenidas de grandes cidades é fonte de grandes perdas de tempo, estresse e poluição do ar. Motivadas por uma crescente preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade de criar ambientes de trabalhos mais humanos, cada vez mais empresas estão se mostrando abertas a essa inovação.

A transformação foi radicalizada pela quarentena de 2020, e a tendência é que continue crescer. Agora, com mais pessoas trabalhando em home office, empresas e trabalhadores buscam maneiras de criar em casa as mesmas condições de trabalho que no escritório. Para ajudar você a trabalhar de casa sem perder a produtividade e a eficácia, separamos
quatro dicas para o seu home office.

1. Mantenha ativa a comunicação
É importante ter em mente que trabalhar de casa não significa que o trabalho é individual. As empresas dão valor à colaboração e ao trabalho em grupo para fazer projetos complexos, solucionar problemas e produzir melhores resultados. Por isso, com o auxílio das tecnologias de que estão à nossa disposição, é importante manter abertos os canais de comunicação com a empresa, mantendo contato com a equipe e participando das reuniões virtuais.

Outro aspecto da comunicação que não pode faltar é ter consciência dos horários das chamadas e reuniões agendadas. Chegando todos no horário com as devidas ferramentas e configurações já ajustadas, a reunião pode ser mais rápida e concentrada nos pontos realmente importantes, dando mais tempo para trabalhar nos projetos. Para organizar a agenda, aplicações como Trello e Asana são grandes aliados.

Apartamentos na Avenida Paulista, feitos para você: Conheça o Citizen Paulista

2. Fixe uma rotina de horários rigorosa
Horários flexíveis demais podem nos fazer perder um pouco o foco. A dica é, mesmo trabalhando de casa, estabelecer horários precisos para respeitar durante o dia, como em um dia normal no escritório. Não apenas isso ajuda a cumprir as horas diárias necessárias para o sucesso das tarefas e projetos, como também é uma de manter ativa a comunicação com colegas, supervisores e clientes.

É fundamental também, além de saber quando começar, saber quando fazer pausas e quando parar pelo dia. O embalo de uma tarefa pode nos fazer esquecer do resto do mundo para focar no trabalho, mas é importante ter em mente a importância da alimentação e do descanso para a saúde e, consequentemente, para a vida profissional.

3. Esteja confortável, mas sem perder o rigor
Trabalhar de casa tem algumas peculiaridades, como poder trabalhar da cama ou ficar o dia todo de pijama. Mas os especialistas em RH afirmam que essas não são boas práticas. Atitudes como essas nos colocam em um estado mental de descanso, em que estamos abertos a muitas distrações, como os deveres domésticos, e menos engajados em atividades profissionais que demandam um alto nível de concentração.

4. Crie um espaço dedicado ao trabalho
Para conservar a produtividade no trabalho, é importante estar em um ambiente propício, com a tranquilidade necessária para a concentração e o fácil acesso a todas as ferramentas necessárias. O espaço para o home office deve ter algumas características iguais à de um escritório corporativo.

A decoração faz toda a diferença. Não se trata de enfeitar o espaço, mas sim de criar um espaço confortável e sem distrações para as longas sessões de atividade. Para isso, não basta colocar o computador sobre a mesa de jantar. A escrivaninha e a cadeira devem, assim como os móveis de escritório, ser ergonômicos e proporcionar uma postura correta, evitando o mal-estar e problemas para o corpo. Outros aspectos da decoração também ajudam a na rotina de trabalho, como um certo contato com a natureza, que dá uma sensação de tranquilidade e alivia o estresse. Para isso, plantas decorativas e janelas abertas para a entrada de luz natural são boas aliadas. Para conferir algumas dicas de
como montar o home office no apartamento, confira nosso artigo!

Sustentabilidade, conforto, qualidade de vida: conheça o BKO Wave Perdizes

Se a sua rotina mudou e o home office se tornou parte da vida, então você já sabe como fazer com que essa prática não atrapalhe o trabalho. Com essas quatro dicas, com certeza vai ficar mais fácil trabalhar de casa sem perder a produtividade. Se você gostou desse artigo, compartilhe com os amigos para que também aproveitem essas dicas.

Receba informações
pelo Whatsapp

Contato enviado com sucesso.

Informações por e-mail








Contato enviado com sucesso.