Escolha uma Página

Os consórcios ainda estão entre as melhores opções para se adquirir um imóvel no Brasil, já que se trata de uma alternativa segura e que pode tornar a aquisição da casa própria ainda mais facilitada. Mas muita gente ainda tem dúvidas quanto ao processo de utilização da famosa carta de crédito, após a contemplação de fato – que acontece por sorteio ou pelo consorciado ter dado o lance maior na sessão de assembleia. A verdade é que o processo é bem simples e ocorre, principalmente, com o acompanhamento da empresa administradora, mas é importante acompanhar o passo a passo a fim de que todo o trâmite de burocracia seja minimizado, além de fazer com que o processo fique mais rápido e garantido, de acordo com as necessidades dos proprietário.
 
A utilização da carta de crédito se dá de acordo com as necessidades de quem pretende fazer uso dela para a compra de um imóvel. Ela pode ser usada para adquirir um apê ou casa pronta, antiga ou nova, além da possibilidade de utilização na compra de um terreno cuja finalidade será a de construir o imóvel no local. Para qualquer escolha entre essas, portanto, é preciso verificar com a administradora quais as regras e condições gerais, a fim de não ter nenhum tipo de surpresa indesejável bem nesse momento de realização.
 
Para que esses procedimentos sejam ainda mais tranquilos, uma das iniciativas mais indicadas é fazer uma boa e aprofundada pesquisa, com muita calma e atenção aos detalhes que, via de regra, pode fazer toda a diferença. Comparação de valores, bate-papos com proprietários e checagem das reais condições do imóvel, por exemplo, estão entre as ações sugeridas. É fácil se encantar com as primeiras opções que aparecem pela frente, ainda mais quando o nível de ansiedade está em seus momentos mais altos, mas definir qual é a melhor alternativa é mais fácil quando há diversas opções para serem escolhidas – e isso só acontece quando há uma busca refinada e criteriosa entre os imóveis.
 
Mesmo após a escolha, é indicado que o interessado visite o local e esteja inteirado de como é o dia a dia na região escolhida. Não se deixe conquistar apenas com fotos, vídeos e visitas permitidas apenas em horários determinados. A questão dos acabamentos, fiação elétrica e demais detalhes “escondidos” precisam ser checados e avaliados a fim de que esse sonho de hoje não se torne um pesadelo dentro de pouco tempo.
 
A questão do preço também precisa ser bem avaliada por todos os envolvidos, principalmente por uma confusão comum à maioria das pessoas que, enfim, coloca a mão na sua carta de crédito: o preço do imóvel não precisa ser exatamente o mesmo que consta na carta. Ou seja, ele pode ser mais barato, de mesmo valor ou mesmo mais caro, não importa. Se o valor do imóvel foi menor, a diferença pode muito bem ser usada para quitar o valor das parcelas restantes ou demais despesas relacionadas à compra. Se for mais caro, é possível inteirar o valor com recursos próprios, ou utilizar o montante do FGTS (no caso de imóveis residenciais), seguindo as determinações da Caixa Econômica Federal.

Pontos importantes

A matrícula atualizada do imóvel, IPTU e ficha de avaliação precisam estar em mãos, assim como documentos de identificação, com RG, CPF e certidão de casamento ou de nascimento para apresentação à administrador a fim de concluir o processo de compra. A atenção ao prazo de vigência do consórcio é extremamente importante por dois fatores. O primeiro é a necessidade de utilização da carta de crédito dentro do tempo estimado (exemplo: um grupo de cinco anos, em que você foi contemplado no terceiro, terá só mais dois anos para a utilização). Outro fator positivo é que, se você for sorteado logo no início, a carta de crédito ficará em uma aplicação de renda fixa – ou seja, o dinheiro ficará rendendo até o momento limite para que não se perca muito o valor de compra. E atenção: se for contemplado antes de quitar as parcelas do consórcio, é preciso continuar os pagamentos. Se isso não acontecer, o imóvel pode ser tomado como garantia, entre outros problemas com a empresa administradora.
 

Receba informações
pelo Whatsapp

Contato enviado com sucesso.

Informações por e-mail








Contato enviado com sucesso.