Escolha uma Página

A compra de um imóvel é uma transação que envolve grandes somas de capital e exige diversos processos burocráticos. Quando não efetuada corretamente pode trazer dores de cabeça ao comprador. Contar com um corretor de imóveis é a melhor maneira de garantir uma compra efetiva e segura e evitar problemas.

Como o corretor de imóveis pode ajudá-lo a comprar um imóvel

O corretor de imóveis é o profissional legalmente habilitado para intermediar a compra, venda e aluguel de imóveis. Como é especializado no mercado imobiliário, possui o preparo e competência adequados para ajudá-lo em todas as etapas da compra de um imóvel. Confira abaixo como funciona o trabalho desse especialista para a aquisição de uma propriedade.

 

Busca pelo imóvel

 

O papel do corretor de imóveis começa na escolha do imóvel mais adequado às suas necessidades. Ao procurá-lo, você deve informar qual o tipo de casa, apartamento ou outro tipo de estabelecimento desejado, bem como a sua localidade e orçamento disponível. O profissional buscará opções com bom custo-benefício que correspondam às suas solicitações.

 

Mesmo que você já esteja de olho em algum imóvel à venda, ainda vale à pena procurar um corretor imobiliário. Como o profissional conhece bem o mercado, poderá avaliar a propriedade e indicar se o valor estabelecido é justo de fato. A definição do preço é feita considerando as características do bem, como valorização e características, oferta, demanda e concorrência.

 

Intermediação

 

Ao encontrar o imóvel com as características desejadas, você precisará entrar em contato com o dono atual, agendar uma visita, realizar uma boa vistoria para saber se está tudo em ordem com a propriedade, entre outras atividades do tipo. Essa etapa requer tempo e muita dedicação, o que pode ser mais prático se você contar com a intermediação do corretor imobiliário. O profissional ficará responsável pelo contato e encontro das partes envolvidas até que a comercialização seja finalizada, e você não precisará se preocupar com essas questões.

 

Organização da documentação

 

Depois de visitas ao imóvel e uma boa análise, você finalmente decide comprar aquele imóvel. Mas antes de chamá-lo de seu, ainda terá que realizar diversos processos burocráticos relacionados à legalização da transação. Caso tenha contratado os serviços de um corretor de imóveis, ele se encarregará de reunir os documentos exigidos, entrar em contato com os órgãos necessários para efetivar a comercialização, informar as taxas solicitadas e seguir outras normas legais adequadamente. Durante essa fase, se houver alguma irregularidade, ele saberá reconhecê-las e o alertará para corrigir o problema e evitar prejuízos.

Comissão do corretor de imóveis

Quando intermedeia e concretiza a venda de um imóvel, o corretor de imóveis recebe uma comissão sobre o valor da transação. Esse pagamento é determinado pela tabela de remuneração estabelecida no Conselho Regional (CRECI), órgão estadual que regulamenta a profissão. Os descontos devem ser realizados de acordo com as porcentagens e não podem ultrapassar essa quantia.

A tabela do CRECI baseia-se no tipo de imóvel vendido e sua localidade. A comercialização de um imóvel na cidade de São Paulo, por exemplo, pode render uma comissão entre 6% a 8% sobre a sua comercialização. Se o profissional trabalha em uma imobiliária, esse ganho também é dividido com o estabelecimento.

Escolhendo um bom corretor de imóveis

Ao procurar um corretor de imóveis para comprar um imóvel, você deve verificar se o profissional é bem qualificado. Ele precisa estar preparado para lidar com seu patrimônio e satisfazer as suas expectativas, de modo a oferecer boas e lucrativas oportunidades.

O corretor deve demonstrar domínio sobre os processos de negociação imobiliária para garantir a segurança de seus clientes. Por fim, certifique-se de que o especialista está inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) de seu estado, o que garantirá encontrar um prestador de serviços confiável.

Receba informações
pelo Whatsapp

Contato enviado com sucesso.

Informações por e-mail








Contato enviado com sucesso.