Escolha uma Página

A grandiosa (e, por vezes, demorada) saga de adquirir um imóvel conta com um prêmio final muito recompensador, após as várias fases de pesquisa e negociação. Ter em mãos as chaves de casa não só parece, mas é o início de um novo ciclo na vida dos envolvidos e, para que este seja o melhor e dure pelo máximo de tempo possível, os proprietários precisam ficar atentos dos grandes aos pequenos e quase imperceptíveis detalhes de todo o processo, antes e depois de efetuada a compra.
 
No caso de um imóvel novo, que nunca contou com um morador prévio, as chances de desbravar os segredos do imóvel e viver verdadeiras aventuras durante o ato de conviver no local é bem grande – e escapar de surpresas desagradáveis nessa jornada é parte essencial para um melhor aproveitamento dessa experiência verdadeiramente única. Por isso, os cuidados também merecem o mesmo nível de atenção (ou mais) do que imóveis usados. Pense bem: não há como saber o que o local reserva para os futuros moradores, nem a quem perguntar quais são as peculiaridades do local em qualquer tipo de situação.

Dicas úteis para não ser pego de surpresa na aquisição de um imóvel novo

A primeira dica, portanto, é estar por perto nas etapas mais críticas antes de assinar a compra, como a vistoria do imóvel. Se ela já foi realizada em outro momento, é importante solicitar o laudo e fazer uma verificação ponto a ponto para verificar se as informações contidas no documento condizem com a realidade do que a casa ou o apartamento apresenta. Esse passo (que, infelizmente, passa batido por muitos novos proprietários) pode poupar dores de cabeça no futuro nem tão longínquo, como problemas estruturais graves e que podem custar um alto preço, tanto financeiramente quanto na paciência de quem pagou pelo imóvel.
 
Outro ponto de extrema importância é realizar a compra da casa ou apartamento novos que tenha sido realizado por uma construtora ou incorporadora com boa reputação no mercado em que atua. Vale a pena pesquisar entre conhecidos que já tenham feito negócios com a empresa, e mesmo na internet, no próprio site da incorporadora e também nas redes sociais – quando o assunto é casa própria, o que não falta são pessoas querendo ajudar as outras. Além de ter um bom nome na praça, os profissionais da empresa (principalmente, o corretor) precisam sempre ter em mãos as informações mais sensíveis sobre o projeto, sejam elas do início do planejamento ou mesmo da fase final, sempre com o histórico atualizado.

Na compra de imóveis novos, não há parâmetro mais valioso que os próprios olhos

Um erro que é difícil ser reparado é quando alguém age inteiramente com base na boa fé, acreditando que todos os indícios apresentados são verdadeiros e não precisam de uma checagem aprofundada in loco, de corpo presente. Inúmeros são os casos de pessoas que compraram imóveis novos, mas que nunca sequer visitaram o local antes de assinar o contrato. Essa prática é tão ou mais importante que verificar preços e condições de pagamento.
 
A grande lição de visitar o local da futura casa nova é o fato de que nenhum imóvel está localizado entre aquelas vizinhanças que vemos nos filmes, nos dias ensolarados e entre ambientes arborizados e agradáveis que ficam no entorno. Saber detalhes sobre a localização do imóvel, da vizinhança, dos vizinhos, do fluxo de pessoas e veículos na rua ou dentro do condomínio, por exemplo, são fatores determinantes para quem decide se vai fechar negócios ou não.
 
Se o imóvel dos sonhos estiver localizado em uma parte da cidade que conte com níveis muito altos de violência, ou que seja impossível de transitar nos dias de semana por conta do volume de carros, ou mesmo que seja habitado por vizinhos que, infelizmente, não respeitam regras básicas de convivência, pode ter certeza que esse sonho se tornará um pesadelo em breve. Então, preste uma visita ao local, tire todas as dúvidas referentes ao imóvel e garanta o melhor dos mundos quando for morar na casa nova.
 

Receba informações
pelo Whatsapp

Contato enviado com sucesso.

Informações por e-mail








Contato enviado com sucesso.