Escolha uma Página

Decorar a casa é criar um mundo próprio, um ambiente do nosso jeito, sem precisar se conformar às aparências, padrões e modas do mundo lá fora. E uma das coisas boas de se poder montar a casa como quiser é a total liberdade de incorporar elementos de outros lugares e outros tempos.

A decoração vintage se inspira no passado para dar charme e beleza ao ambiente, seja qual for: sala de estar, cozinha, um café, uma loja, etc. No artigo desta semana, vamos mostrar algumas ideias de decoração vintage para o apartamento. Vamos nos inspirar?

Como começar
Uma escolha acertada e uma combinação harmônica de elementos decorativos, móveis, cores, texturas e temas é essencial para criar um ambiente com uma decoração autêntica.

A decoração vintage bem-feita consiste principalmente na mistura dos elementos antigos e modernos. Afinal, não se trata de voltar no tempo e viver no passado, mas de inspirar-se no passado como forma de enriquecer a vida no presente.

Decoração Art Nouveau / Art Déco
Nascidos dos contextos industriais e urbanos do fim do século XIX e começo do século XX, nas metrópoles europeias, os estilos Art Nouveau e Art Déco estão na raiz de toda a decoração, o design e o estilo moderno.

O estilo Art Déco é marcado pela presença predominante dos metais trabalhados como estrutura e adorno, fortes contrastes entre preto e branco, planos chapados, linhas retas inspiradas nos arranha-céus e cores primárias ao estilo Mondrian.

Ainda que repleto de semelhanças, o estilo Art Nouveau é em muitos aspectos contrário ao Art Déco. Preza pelas formas circulares inspiradas nos elementos da natureza: a água, as plantas, as flores. É romântico e, mais que idealista, fantástico.

Paulista Consolação: um clássico da cidade de São Paulo. Conheça Citizen Paulista.

Cores, texturas e materiais
Certas paletas de cores, texturas e estampas transportam imediatamente nossa imaginação para outros lugares e outras épocas. Como dissemos, o ideal para acertar na decoração vintage é combinar esses elementos diferentes de forma harmônica e agradável, aproveitando os espaços e equilibrando os aspectos.

Papéis de parede estampados com temas florais, tons como mostarda, vinho e marinho têm uma forte ligação com as antigas casas vitorianas. Materiais como madeira, couro e veludo dão um aspecto rústico que contrasta com as tecnologias de uma casa moderna, amenizando a decoração.

Um novo vintage
Mesmo um passado recente como os anos 70 e 80 também já tem um charme, um encanto especial. É a tendência que se vê no surgimento de fenômenos de sucesso na cultura pop: séries de TV como Stranger Things ou o sucesso explosivo de um grupo como o Queen, depois de décadas.

Uma decoração vintage inspirada na segunda fase do século XX fica super interessante, e pode ser feitas de milhares de jeitos. Por exemplo, com neons e cores brilhantes no tema arcade, como nos cenários de Blade Runner, imagens da era do rock’n’roll e festivais como Woodstock, ou cores pastéis e a aparência otimista do pop dos anos 80.

Moderno, sustentável, ideal para você: conheça o BKO Wave Perdizes.

Aí estão algumas inspirações para você decorar o apartamento com um estilo vintage, sem deixar de ser moderno. Para saber mais sobre como decorar seu apartamento, então confira nosso blog para ler outros artigos!

Quer conhecer os mais modernos apartamentos em São Paulo, localizados nos melhores bairros, próximos do metrô e com a infraestrutura completa para proporcionar qualidade de vida para você? Então acesse nosso site e conheça nossos empreendimentos.

Receba informações
pelo Whatsapp

Contato enviado com sucesso.

Informações por e-mail








Contato enviado com sucesso.