Escolha uma Página

O ano de 2021 começou e com ele surge a necessidade de um bom planejamento financeiro para atingir seus objetivos. Afinal, é fundamental equilibrar ganhos e gastos para se livrar do estresse financeiro e usar o dinheiro de forma responsável.  

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 59% dos brasileiros admitem que pretendem economizar em 2021. 24% colocam a mudança de hábito, em função da pandemia, como decisiva para isso acontecer. 

Se você tem muitos planos, mas não sabe por onde começar seu planejamento financeiro, neste artigo traremos 5 dicas para economizar e atingir seus objetivos em 2021. 

Planeje seus gastos

Estipular um teto de gastos é essencial para economizar e atingir seus objetivos em 2021. Quem não tem controle sobre o que pode gastar acaba ultrapassando os limites e vivendo sempre apertado ou no limite. 

Por isso, um planejamento financeiro de sucesso começa com você colocando no papel o quanto pode gastar semanalmente, mensalmente, trimestralmente e anualmente. Assim, é mais fácil ter algum valor para se basear e não ultrapassá-lo. 

Defina seus objetivos 

Planejamento financeiro gira em torno de metas. Quem não tem um objetivo definido tem dificuldades em economizar, já que não há um motivo específico para que o dinheiro seja poupado. 

Por isso, uma das 5 dicas para economizar e atingir seus objetivos em 2021 é traçar metas. Por exemplo, se você deseja investir em moradia em 2021, defina esse como o principal objetivo para lhe instigar a se planejar financeiramente. 

A tendência de quem tem um objetivo claro nas suas finanças é ter mais facilidade para rejeitar gastos excessivos e desnecessários e consequentemente economizar para alcançar sua meta.

Calcule as despesas fixas e variáveis 

Um bom planejamento financeiro passa necessariamente por discriminar e separar as despesas fixas e variáveis. Colocar na ponta do lápis o que você ganha e gasta é essencial para controlar suas finanças. 

E quando falamos de despesas fixas estão: conta de luz, água, internet, aluguel e outros. Em despesas variáveis devemos inserir gastos com lazer, alimentação, viagens, transporte e etc. Faça contas semanais e mensais para facilitar. 

Das 5 dicas para economizar e atingir seus objetivos em 2021 essa, aliás, é uma das principais. Até porque se você não sabe para onde seu dinheiro está indo fica difícil poupar ou cortar despesas. 

Corte despesas 

Quando suas despesas estiverem todas na ponta do lápis fica mais fácil cortar as desnecessárias, pois, você saberá exatamente quanto está gastando em cada coisa. Isso ajuda a ter um controle para gastar menos do que você ganha. 

Esses tipos de cortes de despesas podem ser pequenos de início, mas com certeza farão toda a diferença para você atingir seus objetivos em 2021. 

Comece revendo gastos com: 

  • Pacotes de TV por assinatura com canais que você nem assiste;
  • Serviços de streaming que você não usa (Netflix, Amazon Prime, Globoplay); 
  • Delivery e idas ao restaurante, diariamente ou semanalmente;
  • Transporte (combustível e estacionamento);
  • Produtos de casa de marca (limpeza e alimentação);  

Sem dúvida cortar esses gastos vai lhe ajudar a poupar e contribuir e muito com o seu bolso no final do mês. 

Evite o uso do cartão de crédito 

Uma pesquisa do Serasa Experian mostrou que mais de 29% da renda da população brasileira é comprometida por gastos com cartão de crédito. 

Até por isso, uma das nossas 5 dicas para economizar e atingir seus objetivos em 2021 é: opte por dar férias para o seu cartão de crédito. É bem comum que boa parte dos consumidores gaste além do que pode por ter o cartão. Mas na verdade eles estão comprometendo boa parte do que ganham. 

Nesse início de 2021 priorize os pagamentos à vista, não parcele. Se for possível deixe seu cartão de crédito em casa ou se policie para usar apenas o débito. Fuja das possíveis dívidas para não começar o ano comprometendo suas finanças. 

Como pudemos ver, não é preciso entrar em pânico para economizar e atingir seus objetivos em 2021, basta apenas ter um planejamento financeiro e seguir algumas regrinhas para não estar sempre apertado ou com as finanças no vermelho.

E aí, está pronto para fazer um planejamento financeiro para atingir seus objetivos em 2021? 

 

Receba informações
pelo Whatsapp

Contato enviado com sucesso.

Informações por e-mail








Contato enviado com sucesso.