Escolha uma Página

Economizar água é dever de todo o cidadão. Mas aqueles que moram em apartamento devem se preocupar duplamente com isso. Essa despesa é uma das maiores do condomínio, perdendo apenas para a folha de pagamento dos funcionários. Os principais motivos para esse alto custo são a variação da pressão da água, desperdício nas áreas comuns e o fato de que grande parte dos prédios utiliza sistema hidráulico unificado, por meio do qual o consumo é medido de forma coletiva e o valor é dividido entre os moradores.

Dicas para economizar água em seu apartamento

 
Se cada morador fizer sua parte e economizar água em seu dia a dia, contribuirá para diminuir as despesas de todo o condomínio. E isso refletirá diretamente em seu bolso. Confira quanto você pode poupar, de acordo com a Sabesp, ao mudar seus hábitos:
 

Na área de serviço

 
Junte bastante roupa para utilizar a máquina em sua capacidade máxima, em vez de lavar uma peça de cada vez. Isso porque uma lavadora com capacidade de cinco quilos gasta 135 litros por lavagem. Você não vai querer perder tudo isso com apenas uma camisa, não é? Se você utiliza o tanque, o ideal é deixar as peças de molho e usar a mesma água para ensaboá-las.
 

Na cozinha

 
Num apartamento, o ato de lavar a louça com torneira meio aberta durante 15 minutos utiliza 243 litros de água. Se antes de higienizar pratos e panelas, você limpar os restos de comida e somente abrir a torneira para enxaguar tudo, gastará apenas 20 litros! E vale lembrar: somente use a máquina de lavar louças em sua capacidade máxima.
 
Frutas e verduras devem ser deixadas de molho com bicarbonato de sódio durante 15 minutos. Depois, coloque-as por 10 minutos em uma solução com duas colheres de sopa de vinagre para um litro de água. Esses processos oferecem uma boa higienização!
 

No banheiro

 
Se o seu chuveiro demora algum momento para aquecer a água, coloque um balde embaixo para armazená-la. Tente banhar-se em cinco minutos e feche o registro enquanto se ensaboa! A economia será de 96 litros se comparado a tomar uma ducha meio aberta durante 15 minutos, em que são gastos 144 litros.
 
Você escova os dentes com a torneira meio aberta? Pois saiba que em apenas cinco minutos gasta 80 litros de água. Como você não vai precisar dela nesse momento, não custa nada fechar o registro!
 
Por fim, não utilize o vaso sanitário como lixeira. Somente o ato de dar descarga durante seis segundos para o objeto descer gasta 12 litros de água! Já que falamos nessa válvula, verifique se ela está com problemas porque nesse caso o desperdício pode chegar a 30 litros toda vez que é acionada. Vale também trocar o vaso sanitário por um mais econômico, como o modelo com caixa acoplada, que gasta entre 3 e 6 litros por descarga.
 

Como economizar água nas áreas comuns

 
Mesmo que você não seja sindico de seu condomínio, deve ficar atento à utilização da água para evitar desperdícios. Proponha o uso de regadores e baldes em substituição à mangueira para regar o jardim e limpar as áreas comuns. A piscina deve ser coberta, para evitar a evaporação em até 90%, o que poupará 378,5 litros de água por mês.
 
A construção de reservatórios para armazenar água da chuva funciona muito bem em condomínios, já que pode ser reaproveitada na limpeza de áreas comuns e na manutenção dos jardins. Outra ideia é avaliar a construção de um poço artesiano, garantindo abastecimento durante os períodos de racionamento. Vale ainda propor a individualização da água para cada morador pagar o que consumir e estimular a economia.
 
Gostou? Na BKO tem mais conteúdos para você viver bem em todos os sentidos! Fique no nosso blog e confira outras dicas como esta.

Receba informações
pelo Whatsapp

Contato enviado com sucesso.

Informações por e-mail








Contato enviado com sucesso.