Escolha uma Página

Economizar energia para quem mora em apartamento é uma tarefa dupla. Os condôminos não somente devem se preocupar em usar o recurso com consciência entre quatro paredes, como também precisam se atentar ao desperdício nas áreas comuns. Mas antes de mencionarmos as técnicas para facilitar isso, é necessário entender melhor a importância dessa atitude sustentável.

Por que economizar energia elétrica?

Apesar da resposta parecer muito óbvia, sempre vale a pena lembra a importância de cada um economizar energia. Gerar esse recurso provoca grande impacto ao meio ambiente: desmatamento, diminuição das áreas de plantio de comida, emissão de poluentes, desequilíbrio de ecossistemas, entre outros. As fontes de energia limpas, como eólica e solar, são a saída para esse problema, mas ainda apresentam-se insuficientes para abastecer grandes populações.
 
Outro bom motivo para economizar energia é que o desperdício reflete negativamente no bolso. O esquema de bandeira tarifária (cores vermelha, rosa, amarela e verde, que acrescentam taxas ao valor total da conta) depende da diminuição do consumo. No caso de quem mora em apartamento, isso também vale para o valor do condomínio. Quanto maior o gasto, maior a mensalidade.

Dicas para economizar energia em seu apartamento

Dentro de sua residência, pequenas atitudes poderão resultar em diferenças significativas no consumo de energia. Precisamos falar sobre os aparelhos-vilões da economia!
 

No chuveiro

 
Você já deve saber que o chuveiro é um dos eletrodomésticos que mais gastam energia. Tente tomar banhos em, no máximo 10 minutos, e sempre na posição verão. Atente-se para a manutenção: limpe constantemente os buracos por onde a água sai para aumentar a vazão, e troque a resistência queimada ao invés de fazer remendos.
 

Sem ataques à geladeira

 
Abra a geladeira o mínimo possível, para evitar que o frio escape e o motor precise trabalhar mais para esfriá-lo novamente. Outras formas de evitar essa sobrecarga é posicionar o eletrodoméstico em um local ventilado e fazer periodicamente o degelo. Verifique se a borracha da porta está funcionando corretamente: prenda um papel e tente puxá-lo. Se ele sair com facilidade, é sinal de que a peça precisa ser substituída por uma nova.
 

Apague a luz!

 
Como têm espaço menor do que as casas, os apartamentos são muito beneficiados com a luz solar. Se esse é o caso do seu, aproveite! Sempre que possível, deixe as janelas abertas, ao invés de acender as luzes. Outra forma de se beneficiar disso é pintar as paredes com cores claras. Prefira lâmpadas fluorescentes ou de LED, que têm ótima durabilidade. Evite apagá-las e acendê-las repetidamente, porque elas consomem mais ao serem acionadas. No entanto, quando realmente for deixar o cômodo, não se esqueça: apague a luz!
 

Passar roupa todo dia? Que desperdício!

 
Mais econômico é juntar grande quantidade de roupas para passá-las de uma só vez. Outra dica: deixe as peças que precisam de menos calor por último. Você poderá desamassá-las com o ferro desligado, porém, ainda quente.
 

E tem mais

 
O desperdício está onde nem imaginamos: nos aparelhos em standy by, na utilização de extensões e benjamins, em dormir com a televisão ligada. Evite isso em seu apartamento e você vai economizar energia. Verifique, ainda, se os aparelhos elétricos possuem o selo Procel, antes de comprá-los.

Contribua para a economia de energia em seu condomínio

Você também é responsável pela economia de energia nas áreas comuns de seu prédio. Nas reuniões de condomínio, proponha a comparação de contas mês a mês para que todos saibam se o consumo tem aumentado e possam investir em melhorias que revertam essa situação.
 
Observe a infraestrutura: as lâmpadas são de LED ou fluorescentes? Faça a sugestão de troca, se não forem. Também vale a pena investir em sensores de presença e apagar a luz nos locais em que for possível aproveitar a iluminação solar. Se o seu prédio tem elevador, sempre respeite o limite de peso para não sobrecarregar a cabine e aumentar o consumo.
 
Você pode compartilhar essas dicas com seus vizinhos para que juntos busquem maneiras sustentáveis de utilizar a energia elétrica. Todo mundo só tem a ganhar!

Receba informações
pelo Whatsapp

Contato enviado com sucesso.

Informações por e-mail








Contato enviado com sucesso.