Escolha uma Página

Quem disse que morar em plena cidade grande não dá a oportunidade de colher alimentos frescos e orgânicos diretamente da natureza? Cultivar uma horta em apartamento não somente é possível, como tem sido alternativa muito apreciada por adeptos de uma vida saudável e amantes da jardinagem. Confira algumas dicas para montar a sua.

Escolha o local mais apropriado

Não é necessário muito espaço para cultivar horta em apartamento. A única exigência é encontrar um local em que bata iluminação natural e seja bem ventilado. Ele deve receber pelo menos cinco horas de sol por dia, principalmente durante as manhãs. Se o seu tiver sacada ou outro ambiente externo, obviamente será o mais indicado para montar esse cantinho verde. Mas também é possível colocá-las na área de serviço ou no parapeito da janela, desde que comporte perfeitamente pequenos vasinhos ou jardineiras.

Aposte em horta vertical

As hortas verticais são compactas e ocupam menos espaço. Além disso, ainda contribuem para deixar a decoração do espaço mais sofisticada e moderna. Para montá-las, basta utilizar um painel de jardim vertical, que é fixado na parede. Trata-se de uma estrutura com diversas sustentações semelhantes a vasos, nos quais você pode começar a plantar. Eles estão disponíveis nos mais diversos modelos em lojas especializadas em casa e decoração.
 
Se, por algum motivo, você não quiser perfurar as paredes para fixar o painel, a dica é apostar em prateleiras ou estantes para jardim vertical. Você também encontra esses móveis em lojas especializadas em decoração em diversos modelos. Em seguida, basta dispor vasinhos com vegetais diversos para montar uma horta bem charmosa.

Horta sustentável

Outra maneira de montar horta em apartamento é reutilizar materiais. Além de ser uma atitude sustentável, você economiza e se diverte. Garrafas pet, caixotes, pallets e até canos de PVC podem ser usados como vasos e na montagem de estrutura para jardim vertical. Só é necessário que o recipiente escolhido tenha profundidade mínima de 15 cm e, caso plante diversas espécies juntas, deve ter um espaçamento de no mínimo 20 cm entre elas.

Plantio e cuidados

Ao plantar, utilize mistura de areia com terra orgânica de pH 6 para evitar que a terra encharque demais. É importante também fazer a constante troca de mudas para manter o seu vigor a cada colheita. Facilite essa tarefa utilizando suporte para vasinhos plásticos. Por fim, você terá que dispor de tempo para cuidar de sua horta diariamente. A irrigação, por exemplo, deve ser feita três vezes ao dia durante a fase de semeadura e uma vez ao dia quando a planta crescer. Já as adubações devem ser realizadas a cada dois ou três meses.

O que dá na horta em apartamento?

A dúvida mais comum de quem deseja cultivar é o que plantar. Será que todas as ervas, verduras, legumes, hortaliças e temperos que utilizamos no dia a dia se adaptam às condições oferecidas pelo ambiente? Sim! Grande parte desses vegetais podem ser plantados em sua horta caseira. Dê preferência para espécies com raízes curtas, como coentro, alface, cebolinha e manjericão. Também é importante verificar a periodicidade das plantas. Algumas são perenes, já outras dão somente em algumas épocas do ano.
 
Agora que você sabe como montar uma, coloque as dicas em prática e cultive saúde e praticidade em seu lar.

Receba informações
pelo Whatsapp

Contato enviado com sucesso.

Informações por e-mail








Contato enviado com sucesso.